Home
Histórico
Organograma
Eventos
Parceiros
Contato
    Lista completa
MISSÃO
"Dar apoio a todas
Associações do
Estado de São Paulo,
que atuam na área de
Combate ao Câncer."

Carta da Presidente Nacional Sra. Heloisa Ferreira Joaçaba

Web Max Internet
Criação e Hospedagem

 

Histórico

Em 2004 no V Congresso Nacional realizado em Blumenau, Santa Catarina, sob a presidência da Sra. Sônia Mastella, Presidente Nacional, realizou uma reunião entre as Presidentes Estaduais e destacou a ausência da Presidenta do Estado de São Paulo.

Diante deste fato convocou as Presidentas das Redes do Estado de São Paulo presentes no Congresso (Santos, Poá, Mogi das Cruzes, Suzano e São Caetano do Sul) para abordar o assunto.

A Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer – São Caetano do Sul, a Dra. Maria Evani Souza de Moraes, não estava presente no Congresso por motivo de saúde, foi representada pela Vice-Presidente a Sra. Milza Maria Martins da Cunha Garcia para fazer parte da reunião.

A Sra. Milza pediu permissão para que a voluntária da Rede Feminina de combate ao Câncer – SCS, Sra. Lair Jung Dias, coordenadora hospitalar, a acompanhasse para ser testemunha das decisões ali tomadas.

Nesta reunião ficou estabelecido por unanimidade que a Rede Feminina de Combate ao Câncer – SCS promoveria um encontro com todas as Instituições do Estado de São Paulo, para uma reaproximação. Teve, na época, a anuência da nova Presidenta Nacional eleita, a Sra. Rejane Paz Bier.

Este encontro foi realizado em São Caetano do Sul, nos dias 18, 19 e 20 de abril de 2006, com o título de “I Encontro das Redes de Combate ao Câncer do Estado de São Paulo” onde se extraiu um documento, com reivindicações e sugestões denominado de “A Carta de São Caetano do Sul”.

Este documento foi amplamente divulgado em todos os cantos do país, inclusive, o mesmo foi enviado para o Exmo. Ministro da Saúde, Sr. José Gomes Temporão.

No VI Congresso Nacional, realizado em Gramado – Rio Grande do Sul, a Dra. Maria Evani Souza de Moraes e a Sra. Milza Maria Martins da Cunha Garcia, Presidenta e Vice-Presidenta respectivamente da Rede Feminina de Combate ao Câncer – São Caetano do Sul, mais uma vez tiveram a oportunidade de divulgarem a “Carta de São Caetano do Sul” em disquetes para os participantes do Congresso, como também, a Dra. Maria Evani Souza de Moraes, leu-a diante do auditório com mais de mil participantes e uma mesa composta por médicos, especialistas, doutores, presidentes de hospitais, onde, por diversas vezes, foi interrompida pelos aplausos.

Posteriormente enviaram-na às autoridades competentes, mídias e uma apresentação solene na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Diante deste cumprimento do compromisso assumido, a Nova Presidenta Nacional, eleita no VI Congresso em Gramado Rio Grande do Sul, Sra. Heloisa Ferreira Juaçaba, de Fortaleza – CE, designou a Rede Feminina de Combate ao Câncer – São Caetano do Sul, para realizar a eleição da Presidenta do Estado de São Paulo.

A Vice-Preidente da Rede Feminina do Combate ao Câncer – São Caetano do Sul, a Sra. Milza Maria Martins da Cunha Garcia, iniciou o primeiro contato com a presidenta do Hospital do Câncer, a Sra. Liana Maria Carraro de Moraes, uma vez que a indicação para Presidenta Estadual era sempre determinada pela saudosa Sra. Carmem Prudente.

Devido ao desligamento do Hospital do Câncer com as Redes, este, comunicado através de carta datada 8 de março de 2000, assinada pelo Dr. Ricardo Renzo Bretari, a Rede Feminina de Combate ao Câncer – São Caetano do Sul, considerou que assim deveria proceder, para haver lisura no processo.

A Sra. Liana, através de seu assistente o Sr. Paulo Sérgio Aleixo, apoiou a iniciativa da RFCC-SCS para eleição, como também ressaltou que não teria nenhum nome a indicar, uma vez que seu voluntariado está todo voltado para atividades interna do Hospital do Câncer.

Diante dessa informação que foi levada ao conhecimento da Presidenta Nacional, a Sra. Heloisa Ferreira Juaçaba, (gestão 2006/2008 do Ceará) formalizou esta responsabilidade a RFCC-SCS através de carta enviada pelo correio, datada de 19 de abril de 2007.

Iniciou-se então o processo de divulgação deste documento juntamente com a carta escrita pela Presidenta da RFCC-SCS a Dra. Maria Evani Souza de Moraes, solicitando a cada Instituição a indicação de um nome para se candidatar e seu respectivo currículo entre 14 de junho a 15 de agosto de 2007.

Apões esta data, de acordo com a orientação da Presidente nacional, a Sra. Heloisa, deverá marcar uma data para reunião, com as Presidentas das Instituições na sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer – S.C.S., para avaliação e escolha da nova Presidenta Estadual de São Paulo, que deverá constar de ata registrada em cartório.

Tanto a cópia da ata, como e-mails, cartas, fax e currículos recebidos, deverão ser enviados a Presidenta Nacional, Sra. Heloisa Ferreira Juaçaba, para Fortaleza, via sedex para ser documentado e arquivado.

Milza Maria Martins da Cunha Garcia
Vice-Presidente

Lair Jung Dias
Coordenadora Hospitalar

© Copyright 2008 - Rede Feminina de Combate ao Câncer do Estado de São Paulo
Desenvolvido por Web Max Internet